top of page

Um artista popular resistente ao tempo e tradicionalmente reconhecido como símbolo cultural

Campina Grande
I
02 de agosto de 2018
Ze Marcolino capa CD.jpeg

Capa do livro - Vida, Versos e Viola, Zé Marcolino

José Marcolino Alves, paraibano, nascido em Sumé, compositor, poeta e viajante. Essas são algumas características do grande autor de canções que cantam e encantam o nordeste brasileiro. Dono de um repertório vasto e valorizado por inúmeros artistas nacionalmente conhecidos, Zé Marcolino não deixa nunca de ser lembrado, da sala de reboco ao serrote agudo.

Filho de um cearense e uma paraibana, casou-se com Maria do Carmo, tornando-se pai de cinco “Josés” e duas “Marias”. Além de compositor, foi vaqueiro, pedreiro e barbeiro. Entre Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro, fez passagem em muitas terras desse Brasil.

Grandes artistas gravaram composições de Zé Marcolino, como Luiz Gonzaga, Fagner, Elba Ramalho, Trio Nordestino, Genival Lacerda, Marinês, Petrúcio Amorim, Assisão, dentre muitos outros. Mas, o Rei do Baião, foi aquele, entre os citados, que mais se destacou na vida de Zé Marcolino. O compositor nutria uma grande admiração pelo velho Lua e não resistiu em lhe oferecer algumas composições que fizeram muito sucesso e deram bons frutos a carreira artística de ambos, entre elas: Numa sala de reboco, Pássaro Carão, a Dança do Nicodemos, No Piancó, Matuto Aperriado e Serrote Agudo.

Viúva de Zé Marcolino.jpg

Maria do Carmo, viúva de Zé Marcolino

Sucesso absoluto na voz do Luiz Gonzaga e dos forrozeiros, ganhou destaque como compositor do Luiz, tendo inclusive passado uma temporada no Rio de Janeiro por chamado do Rei do Baião. Suas letras, claro, caíram na boca do povo, sempre retratando as características nordestinas e valorizando-as como representatividade popular regional. Sem dúvidas, José Marcolino se tornou um grande porta voz do povo e da cultura do Nordeste.

A família, os amigos, cantores, musicistas e os admiradores do Nordeste e do forró acabaram perdendo o poeta Zé Marcolino em um acidente de carro em setembro de 1987, acontecido em Carnaíba, Pernambuco. Mas, essa tragédia que vitimou o compositor jamais será mais forte e mais lembrada do que sua rica obra artística que em pleno 2018 resiste e faz grande sucesso.

bottom of page