Verônica Ryos: A estrelinha de João Gonçalves.
Campina Grande
I
18 de junho de 2019
Veronica Ryos para o Gente Nossa / Foto: Ana Cláudia Araújo
Texto: José Ygor
Fotos: Ana Cláudia Araújo
Maria Verônica Moraes Cabral, mais conhecida como Verônica Ryos, nasceu no município de Lagoa Seca, região metropolitana de Campina Grande, no estado da Paraíba. O destino da cantora foi ligado a cidade Rainha da Borborema desde cedo, quando aos quatro anos de idade, junto a família, se mudou para Campina, onde daria seus primeiros passos na carreira artística, não como cantora de forró, mas ligada a área infantil.
Sua carreira artística teve início na década de 1990, através de um programa de rádio, chamado "Domingo Alegre", gravado numa das principais e mais tradicionais escolas de Campina Grande, conhecida como "O Estadual da Prata". Verônica Ryos ainda fez parte de um grupo infantil, denominado de "Verônica e as maravilhas".
A cantora, por conta das dificuldades da carreira, de sobreviver com o forró, de também ser esposa e mãe de família, já deu algumas pausas durante seus vinte e seis anos de vida artística. Entre as pausas, umas mais longas, outras mais curtas, Verônica se diz arrependida e não aconselha artista algum desistir ou apenas pausar a carreira, por conta das dificuldades do ofício.
Verônica Ryos foi "apadrinhada'' musicalmente pelo cantor e compositor João Gonçalves, por quem nutri muito carinho e admiração durante mais de duas décadas de estrada. Além do João, ela ainda considera como padrinho artístico, o compositor e múcico em memória, também homenageado no Gente Nossa, Severino Medeiros. Este, sogro da cantora, foi o grande influenciador da sua carreira, entre conselhos, belas composições e fortes parcerias musicais, já que através do Severino, Verônica teve contato com o mestre Dominguinhos.
O contato com o mestre rendeu a gravação de uma música entre Verônica e Dominguinhos, no ano de 2009. A cantora de forró, que já gravou um DVD no Parque do Povo, onde acontece a maior festa de Campina Grande, intitulada como o ''Maior São João do Mundo'' se prepara agora para a gravação do seu segundo DVD, com o título ''Cego de Amor", produzido com canções de Severino Medeiros e Dominguinhos".