top of page

De uma família com forte referência na música nordestina, o fole de 8 baixos é seu grande parceiro

Campina Grande
I
21 de julho de 2018
37575251_1652147204908466_90913416025546

joão Calixto para o Gente Nossa / Foto: Joyce Lima

João Calixto,  o sobrenome já indica seu talento musical, é instrumentista, tocador de sanfona e de fole de oito baixos, além de compositor e cantor.

João nasceu em Campina Grande, no bairro do Monte Castelo, no dia 09 de novembro de 1950, e assim como seus irmãos Luizinho, Zé e Bastinho Calixto, aprendeu a tocar vendo o pai dedilhar o fole de oito baixos.

Uma grande curiosidade, é que apesar do fole de oito baixos ser considerado um dos instrumentos mais difíceis de se tocar, João aprendeu sozinho. Ele conta que naquela época não existia um método de aprendizagem, e sendo assim, aprendeu observando seu pai, que por ignorância da época, nem sempre deixava os filhos usarem o instrumento.

Ainda jovem, aos 18 anos, foi tentar a vida na cidade do Rio de Janeiro, onde iniciou sua carreira e residiu durante dez anos, tocando em bares da cidade. Criou uma afinidade com a zabumba, e lá começou a cantar, chegando a gravar seu primeiro LP.

Ao retornar para para o nordeste, a pedido da família voltou a tocar e cantar as antigas músicas da região, mas para isso, precisou de um período de readaptação, para que pudesse lembrar das notas que já não tocava há muito tempo, já que as canções e o estilo do Rio de Janeiro eram bem diferentes. Mas logo começou a tocar o forró, tendo como referência o Rei Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, entre outros. João faz questão de enfatizar o sentimento que tem pelo instrumento: “Depois que a gente aprende a tocar, não consegue mais parar, quanto mais toca, mais sente amor por ele”. Dessa forma, João e toda a família Calixto ainda pretendem fazer muita história.

!
Widget Didn’t Load
Check your internet and refresh this page.
If that doesn’t work, contact us.
bottom of page