top of page

Fabiano Guimarães, um talento embalado na caixa da sanfona

Campina Grande
I
17 de junho de 2019
DSC_0029.jpg

Fabiano Guimarães para o Gente Nossa / Foto: Joyce Lima

Texto: Inaldete Almeida

Fotos: Joyce Lima


Fabiano Guimarães é daqueles artistas que realmente trazem o talento no sangue. Nascido em Campina Grande em 28 de outubro de  1993, filho do Poeta Francinaldo, que também é cantor e compositor, começou cedo a se interessar pela música. Ainda pequeno já acompanhava o pai nos shows levado por sua mãe Marta Araújo, e quando o sono batia, era na caixa da sanfona que ele se aconchegava e embalava seus sonhos.
Aos sete anos de idade começou o aprendizado instrumental com o próprio pai, mas foi o músico Elídio do Acordeon quem deu continuidade aos ensinamentos sobre esse tão complexo instrumento. Foi a partir dessas aulas que Fabiano começou a criar suas referências assistindo todos os vídeos que encontrava de Luiz Gonzaga, Sivuca, Osvaldinho, Dominguinhos e Flávio José.  “Eu fui vendo os mestres, tomando gosto e aprendendo”, disse Fabiano que os considera os embaixadores do forró. A primeira música que o menino aprendeu a tocar ainda usando apenas dois dedinhos, não foi Asa Branca, como geralmente acontece com os principiantes, mas sim a música Benedita Aparecida do Poeta Amazan.


Aos doze anos ele já sentia segurança em tocar a sanfona passando a acompanhar o pai em seus shows e acabou ganhando o apelido de Poetinha. Mas o garoto cresceu e em 2014 decidiu investir em sua própria carreira tendo a oportunidade de estar no palco principal do Parque do povo durante o Maior São João do Mundo, o que alavancou sua carreira. 
Já no seu primeiro show em carreira solo, Fabiano se surpreendeu ao lotar uma casa de eventos que comportava seiscentas pessoas e superlotou com oitocentas, o que o fez ter certeza de que estava no caminho certo. De lá para cá já foram três CDs gravados, um DVD institucional para o Maior São João do Mundo e um DVD solo. 

 

Fabiano já se apresentou em vários programas de televisão inclusive em rede nacional como o Programa do Ratinho, onde foi com o Poeta Francinaldo a convite do próprio apresentador. Um de seus grandes sonhos realizado como artista foi a gravação do seu primeiro DVD solo ao lado de grandes artistas como Luan Estilizado, Capilé, Ton Oliveira e Amazan entre outros amigos como sugere o título do trabalho: “Fabiano entre amigos”.  Seu talento já rompeu as fronteiras do Brasil, as apresentações no São João de Genebra na Suíça, são marcos em sua carreira. 
Além da dedicação à música, outro sonho corre em paralelo à carreira de cantor: “Eu quero ser um juiz sanfoneiro”, disse Fabiano que cursa Direito e pretende usar a toga de juiz, sem nunca abandonar a sanfona.  

 

Diferente da maioria dos jovens de sua idade Fabiano tem hábitos simples e muito dedicado á família e aos amigos, o que o torna muito querido no meio artístico e seu carisma conquista cada vez mais o público.
Assim como seu pai, Fabiano também é compositor, mas ainda não gravou nenhuma nenhuma música de sua autoria, por enquanto tem dado preferência a outros amigos compositores como Gabriel do Cavaco, entre outros. 

 

bottom of page