top of page

Juberlino Martins Levino: De Taperoá-PB para todo o Brasil

Campina Grande
I
17 de junho de 2019
IMG_9581.jpg

Socorro Basílio irmã de Fuba de Taperoá para o Gente Nossa / Foto: Ana Cláudia Araujo

Texto: Ana Geisa Viana

Fotos: Ana Cláudia Araujo

Juberlino Martins Levino, ou melhor, Fuba nasceu na cidade de Taperoá, no interior da Taraíba em 1953, na terra de outros importantes artistas brasileiros, como Vital Farias e Zito Borborema, além do escritor Ariano Suassuna.


Fuba nasceu em uma família de músicos, desde cedo aprendeu com sua mãe Carminha Basílio, que compunha músicas carnavalescas para o bloco Campo Louro, dirigido por seu pai. 
Aos 12 anos já tocava zabumba nos forrós da região, mas foi com o convite para tocar junto ao seu primo Zito Borborema, que ele deu seu ponta pé inicial. Zito na época fazia sucesso pelo Brasil, principalmente no Sudeste do país, com a música “Mata sete”.
Mesmo com a ida de Zito Borborema para o Sudeste, Fuba continuou em Campina Grande e em Taperoá trabalhando como mestre-de-obra, se apresentando em diversos forrós, até que em 1964, foi para o Rio de Janeiro de carona num caminhão de carga de sal.


Tendo chegado na capital carioca, Fuba tocou no conjunto com Zito Borborema, juntamente com Zé Gonzaga, Genário, Arí Lobo, Noca do Acordeon, todos artistas nordestinos conhecidos na época. E posteriormente se tornou pandeirista oficial de Dominguinhos que na década de 80, produziu os primeiros discos de fuba. 


Os discos de Fuba de Taperoá, produzidos por Dominguinhos foram: "Lembrança de Taperoá", em 1981.  Em 1985 lançou o segundo disco, "Cantando e Sorrindo". E em 1988, o terceiro, "Na Pisada do Forró"
Em 2000 fuba lançou o primeiro cd, "vai lá no meu forró", com direção artística de Elba Ramalho e produção de Dominguinhos,  que também tocou acordeom na gravação do cd. O disco contou com 12 composicões, a maioria de sua autoria como "bela menina", "quem eu quero bem", "tá assim de gavião" ,entre tantas outras. Além disso, contou com a participação de grandes parceiros, como os próprios, Elba Ramalho e Dominguinhos, e ainda Lereu do Pandeiro, Olimpio Profiro, Durval Vieira e Luis Amorim. Este trabalho foi lançado durante um show com a cantora Elba Ramalho no ano de 2000.


Em 2017, aos setenta e cinco anos morre o cantor Juberlino Martins Levino, o Fuba de Taperoá, que é eternizado na memória cultural do Brasil.
 

bottom of page